ore sanjou

ore sanjou
seja bem vindo ao blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

saint seiya


Saint Seiya (em japonês: 聖闘士星矢, Seinto Seiya?, lit. "Santo Seiya"*), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. Voltou a ser exibido em rede aberta pela Band em 30 de junho de 2010, no horário das 14:15 às 15:00, com transmissão apenas para São Paulo.[1]

Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. Desde 2009, o canal Animax tem transmitido a versão japonesa com legendas.



Enredo
A cada 200 anos (em média), Atena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, com a sagrada missão de impedir outros deuses de dominar a Terra e os seres humanos. Para cumprir sua missão, Atena conta com a ajuda de jovens guerreiros protegidos com armaduras sagradas intitulados cavaleiros. Juntos, lutam contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias.

Sagas
No anime, existem 114 episódios clássicos mais 31 episódios da saga de Hades, produzidos mais tarde. Já no mangá, a história consiste de 48 volumes, no Brasil. É dividida da seguinte maneira:

Santuário
Ver artigo principal: Saga do Santuário
A mais longa de todas as sagas, foi subdividida no total de cinco capítulos. Conta a história dos Cavaleiros de Bronze na Guerra Galáctica até a Batalha das doze casas:

A Guerra Galáctica (episódios 01 a 06, no anime, e capítulos 01 a 08, no mangá): Após os cavaleiros conquistarem suas armaduras, Saori os chama para um torneio tendo como prêmio a armadura de ouro de Sagitário, porém, com ódio de Mitsumasa Kido, Seiya vai ao torneio com o objetivo de reencontrar sua irmã, Seika. Nesse capitulo alguns dos personagens principais se confrontam com destaque para a luta entre Seiya e Shiryu, que quase resulta na morte deste último, porém ele é salvo por Seiya. A saga termina com a chegada de Ikki de Fênix, que rouba a armadura de ouro com a ajuda dos cavaleiros negros.
Os Cavaleiros Negros (episódio 07 a 15, no anime, e capítulos 09 a 18, no mangá): Antes de terminar o torneio, Ikki de Fênix retorna da Ilha da Rainha da Morte, e ao contrário do esperado, se rebela contra Atena e rouba a armadura de ouro. Os cavaleiros vão atrás da armadura que acaba sendo dividida entre os Cavaleiros Negros, fiéis a Ikki. Então começa uma batalha para reaver as nove partes da armadura (duas pernas, dois braços, cintura, peito, corpo, ombros e máscara)
As Forças Ocultas no Santuário (episódios 16 a 22, no anime) (Filler): Este capítulo existe apenas no anime, e foi criado (juntamente com a história do Mestre Ares), porque a produção do anime estava seguindo um ritmo mais rápido que a do mangá, então, para a história não parar, a Toei Animation escreveu alguns episódios que não existiam na saga original. Após derrotarem Ikki, os cavaleiros foram atacados por Dócrates que rouba a armadura de ouro, mas graças ao sacrifício de Ikki, acabam saindo com a máscara. Mais tarde, Dócrates sequestra Saori e pede a máscara como resgate. Seiya e os outros bolam um plano para salvar Saori, derrotar Dócrates e recuperar a armadura, mas o plano não dá totalmente certo. Diante do fracasso de Dócrates, o Santuário envia os cavaleiros fantasmas, o Cavaleiro do Fogo e até mesmo o Cavaleiro de Cristal (mestre de Hyoga), para derrotar os cavaleiros de bronze e recuperar a máscara da armadura de Sagitário.
Os Cavaleiros de Prata (episódio 23 a 35, no anime, e capítulos 19 a 27, no mangá): O Mestre Ares envia os Cavaleiros de Prata, guerreiros teoricamente mais fortes que os Cavaleiros de Bronze, para destruir o que dizia ser uma rebelião contra o Santuário. Marin de Águia (mestra de Seiya), também recebeu essa missão, enquanto Daidalos de Cefeu (mestre de Shun), desobedeceu as ordens do Mestre Ares, sendo por isso atacado por Milo de Escorpião um dos 12 Cavaleiros de Ouro, que pôs a Ilha de Andrômeda abaixo.
As Doze Casas (episódios 36 a 73, no anime, e capítulos 28 a 45, no mangá): Determinada a purificar o Santuário, Saori ordena que os cavaleiros de bronze invadam o templo. Para garantir seus desejos maléficos, Mestre Ares convoca os lendários Cavaleiros de Ouro, os mais poderosos guerreiros de Atena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário