ore sanjou

ore sanjou
seja bem vindo ao blog

domingo, 1 de agosto de 2010

kamen rider black

Kamen Rider Black (em japonês: 仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku?, traduzido no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988 no canal a cabo TV Asahi. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade. A série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a única série da franquia Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, que continua a saga do protagonista Issamu Minami. A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão.


História
Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmão são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: Aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Personagens

Issamu Minami/Kamen Rider Black (em japonês: 南 光太郎/仮面ライダーBLACK, Minami Kōtarō/Kamen Raidā Burakku?, no original): jovem de 19 anos raptado pela seita Gorgom juntamente com seu irmão, Nobuhiko, para tornarem-se Imperadores seculares. Acaba salvo por seu pai, que se arrepende do acordo feito com a seita, mas é caçado pelos vilões e acaba se transformando em Kamen Rider Black. A partir de então, começa a lutar contra os Gorgom no intuito de salvar seu irmão e defender a Terra.
Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon (em japonês: 秋月 信彦/シャドームーン, Akizuki Nobuhiko/Shadō Mūn?): irmão adotivo de Issamu, é raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário para tornar-se Imperador Secular. Quando Issamu consegue fugir, ele acaba permanecendo na caverna dos Gorgom, onde hiberna e eventualmente se transforma no vilão Shadow Moon. A partir de então, passa a lutar contra Issamu e torna-se seu arqui-inimigo.
Kyoko Akizuki (em japonês: 秋月 杏子, Akizuki Kyōko?): irmã de Nobuhiko.
Satie Kida (em japonês: 紀田 克美, Kida Katsumi?, no original): namorada de Nobuhiko.
Ryuzuke Taki (em japonês: 滝 竜介, Taki Ryūsuke?, 16, 30): amigo de infância de Issamu e Nobuhiko e agora inspetor da polícia internacional, ajuda Black em duas aparições.
Monstro Mutante Baleia (em japonês: クジラ怪人, Kujira Kaijin?, 46, 48-50): monstro dos Gorgom que se revolta contra eles para ajudar Kamen Rider Black, quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressuscitando-o, nos episódios mais memoráveis da série. Depois é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.
Gorgom
Rei de Criação (em japonês: 創世王, Sōsei Ō?, 50-51): o líder da seita Gorgom, revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon nos últimos episódios. Mostra-se como um coração gigante.
Sacerdote Danker (em japonês: 大神官ダロム, Daishinkan Daromu?, no original): líder dos Sacerdotes Gorgom, sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo para ressuscitar Shadow Moon, se transformando em um monstro mutante. É o último dos sacerdotes a ser destruído.
Sacerdote Baraom (em japonês: 大神官バラオム, Daishinkan Baraomu?): 2º Sacerdote dos Gorgom, é o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
Sacerdotisa Pérola (em japonês: 大神官ビシュム, Daishinkan Bishumu?, no original): Sacerdotisa dos Gorgom. É a primeira a morrer, curiosamente não pelas mãos de Black.
Taurus (em japonês: 剣聖ビルゲニア, Kensei Birugenia?, no original, 18-35): lendário guerreiro que usa como armas um escudo e a Espada Diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, comoo Vento das Trevas e o Raio Espiral. Chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
Professor Hideomi Kuromatsu (em japonês: 黒松 英臣, Kuromatsu Hideomi?, 1, 4, 10, 14, 19): ciêntista que se aliou aos Gorgom com a promessa de ser reconstruído como monstro mutante e alcançar a vida eterna. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black.
Monstros Mutantes (em japonês: ゴルゴムの怪人, Gorugomu no Kaijin?, no original): são os monstros da série. Todos têm a estrutura de um homem médio e são baseados em insetos, animais e na flora selvagem.
Motocicletas
Battle Hopper (em japonês: バトルホッパー, Batoru Hoppā?): moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar caso sofra algum dano grave. Acaba destruída por Shadow Moon no final da série, após resistir ao comando do vilão de destruir Kamen Rider Black.
Lord Sector (em japonês: ロードセクター, Rōdo Sekutā?, "Road Sector" no original): criada originalmente pelo engenheiro Akira Daimon, foi originalmente projetada para os Gorgom, mas é dada à Black no episódio 12. Apesar de não possuir instintos de um ser vivo (como Battle Hopper), Lord Sector possui um radar, computador e pode atingir a velocidade média de 500 km/h.
Técnicas de Black
Golpe Insectus (Raidā Panchi no original): É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Kamen Rider Black somente deu o Rider Punch no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
Golpe Louva-a-Deus (Raidā Kick no original) : É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, ocorre um acúmulo da energia, ele é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Kamen Rider Black somente aplicou o Rider Punch no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Rider Kick no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
Punho Distensor (Raidā Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Kamen Rider Black se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeira vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Kamen Rider Black emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos.
No final da série, Kamen Rider Black chega a usar o Sabre Satã de Shadow Moon; na realidade ambos, Kamen Rider Black e Shadow Moon podem utilizá-lo.
Power Stripes (Pawā Sutoraipusu no original): É uma energia auto-explosiva que serve para libertar Black quando algo o imobiliza, transmitida de seu kingstone para todas as sua listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
Ouvido Sônico (Sonik Kuiyā no original): As estruturas triangulares em ambos os lados de sua cabeça tem a função de ouvir vozes e sons afastado.
Rider Sensor (Raidā Sensā no original): É utilizado por Kamen Rider Black através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
Ultra-Visor (Chō Byūa no original): Ferramenta indispensável contra as ilusões às vezes causadas pelo inimigo. Amplifica a visão de Kamen Rider Black, ativando um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado também para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.
Machine Cable(Mashinkēburu no original): utilizado uma vez no episódio 19 quando lutou com Taurus.
Chute Riyu(Shūtoryu no original): uma vez no episódio 16.
Chute Duplo (Daburukikku no original): Utilizado por Black e RX no episódio 27 em Decade.
Chute Triplo (Toripurukikku no original): Utilizado num especial em Decade por Super 1, V3 e Black.
Chute Quadruplo (Shūto Kuwaddo no original): Chute utilizado por todas as transformações de Issamu, Bio Rider, Robô Rider, Black e RX num especial de RX.
Curiosidades
Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série, além de uma música somente vista em um dos especiais para cinema da série, de título "Ore ga Seishun".
No primeiro episódio, enquanto Issamu tenta escapar dos sarcedotes de Gorgon, ele se transforma pela primeira vez em uma forma diferente daquela adotada para o resto da série. Na verdade, trata-se do visual original usado no mangá de Shotaro Ishinomori.
Mesmo com o título de Black Kamen Rider adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora. Entretanto, nos primeiros anuncios de estreia da série, o nome adotado era BLACK KAMEN RIDER, mas por ser um tanto longo e dificil para criançada, resolveu-se simplificar para BLACKMAN.
Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido, embora exista um boato de que foi exibido por uma única vez, Especula-se que os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas. Em 2009, o próprio distribuidor confirmou que o episódio 51 foi dublado, mas nunca exibido.
De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence a Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tokyo.
O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
O ator Susumu Kurobe (Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman e o personagem Dr. Kuroda no primeiro e no último episodio de Winspector.
O narrador dos títulos dos episódios é um verdadeiro mistério.
Em 8 de agosto de 2009, Kamen Rider Black teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário