ore sanjou

ore sanjou
seja bem vindo ao blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

kamen rider hibiki

Sinopse
Durante uma viagem para participar de uma cerimônia budista familiar, o adolescente Adachi Asumu encontra um homem estranho, que se identifica apenas como Hibiki. Diante da aparição de demônios na ilha, conhecidos como Makamou, Asumu vê Hibiki se transformar num guerreiro com aparência similar a um Oni, espécie de ogro da mitologia japonesa. A partir daí, Asumu começa uma relação gradual de mestre-pupilo com Hibiki, aprendendo a lidar com suas inseguranças e turbulências típicas da sua vida de adolescente. Ao longo da série, surgem outros Onis que, assim como Hibiki, pertencem a uma organização chamada Takeshi, cujo objetivo é eliminar os Makamou. Estes somente podem ser destruídos com o uso do "som puro", o que leva as armas dos Onis serem semelhantes a instrumentos musicais.

Mudança dos roteiristas e controvérsia
Kamen Rider Hibiki começou sob a produção do renomado produtor e roteirista Shigenori Takadera (produtor de Kamen Rider Kuuga e outras séries tokusatsu). Porém, Shinichiro Shirakura, produtor das demais séries da era Heisei, mesmo não tendo qualquer envolvimento na produção da série, foi apontado à Toei para produzir o filme da série, Kamen Rider Hibiki e os Sete Demônios da Guerra, e eventualmente acabou substituindo Takadera como produtor da série televisiva do episódio 30 em diante. Da mesma forma, quase toda a equipe de roteiristas e escritores foi demitida e substituída por uma nova: Tsuyoshi Kida e Shinji Ooishi, os principais escritores da série, foram substituídos por Toshiki Inoue e Shouji Yomemura, roteiristas das outras séries da franquia como Kamen Rider Agito, Kamen Rider 555 e Kamen Rider Blade.

Em face disso, diversas personalidades da mídia japonesa (em especial críticos e roteiristas de TV) publicaram duras críticas à Toei em seus blogs pessoais. Até mesmo o protagonista Shigeki Hosokawa (Hibiki) publicou em seu site na internet que os roteiros de Inoue "necesitavam de ajustes" e que toda a mudança de equipe foi "fraudulenta". Com a equipe de roteiristas original, Hosokawa se juntava às reuniões dos escritores e sugeria idéias e rumos para o desenvolvimento da série; com a nova equipe, o ator não podia dar suas opiniões devido à conflitos de horário.

Em uma entrevista publicava na página da TV Asahi, Hosokawa declarou que o roteiro da série foi reescrito no último dia de filmagem, revelando que o roteiro chegou ao set no momento em a batalha final estava sendo filmada. O final gravado foi descartado e um novo final que, de acordo com o ator, era completamente diferente do final pretendido, foi filmado. Hosokawa também revelou que a roupa utilizada por Kiriya era uma junção de duas roupas criadas especialmente para os personagens de Asumu e Kiriya. O ator declarou que está foi a mudança que mais lhe desapontou, já que o roteiro havia sido reescrito mais de seis vezes até então e todos os finais menos o que foi ao ar continham Asumu e Kiriya transformando-se em Onis.

Em janeiro de 2006, após o final da série, no Kamen Rider Super Live, Hosokawa declarou que a série "foi essencialmente um processo incompleto" e que "não deveria ter acabado daquela maneira". O ator Mitsu Murata, intérprete dos personagens Douji, publicou em seu blog: "Eu não os perdoo. Eu quero continuar a idéia dele!", referindo à remoção de Takadera como produtor. Isso resultou em uma turbulência em precedentes no mercado tokusatsu, em que muitos executivos da Toei foram severamente criticados pela mídia por terem permitido que se tratasse uma série dessa maneira.

Nunca houve qualquer manifestação oficial da Toei, mas críticos apontam muitas razões para a mudança, sendo a mais aceita a baixa venda de brinquedos e baixa audiência da série até então. Não é comum que haja dois produtores diferentes para uma série tokusatsu e o longa-metragem derivado da mesma, mas acredita-se que a Toei sofria de problemas de agenda com Takadera.

Mudanças na série

A narração de Asumu no começo dos episódios foi removida.
Uma nova abertura foi introduzida no episódio 34 em diante.
As sequências de kanjis que apareciam subitamente na tela durante as lutas e os treinos foram removidas.
O encerramento foi removido.
Novos personagens (Kyousuke Kiriya e Shuki) foram introduzidos à série.
Originalmente, Eiki e Shouki, que seriam personagens principais juntamente com Hibiki, Ibuki, Todoroki e Zanki, tiveram seus papéis removidos.
As habilidades dos Onis de cuspirem fogo (Onibi) e cravar suas unhas (Onizume) nos inimigos foram completamente removidas, assim como Ibuki abrindo sua boca para seu ataque final. Ainda, Makamous que abriam demais a boca e secretavam liquidos foram cortados devido à reclamações de conselhos de pais, que afirmavam que tais criaturas assustavam as crianças.
Makamous de grande tamanho e as filmagens em áreas rurais foram quase inteiramente reduzidas, provavelmente devido aos altos custos, o que levou críticos a cogitar que a demissão de Takadera se deu devido à sua indisposição de modificar o roteiro para adaptar-se às mudanças.
Oni Kamen Riders
Na série, os Kamen Riders são mencionados apenas como "Onis". Entretanto, em materiais oficiais, como em sites e produtos relacionados à série, são chamados de "Kamen Riders", como geralmente ocorre no decorrer da franquia. No universo de Kamen Rider Hibiki existem cerca de 113 Onis em atividade no Japão; somente alguns aparecem ou são mencionados durante a série.

Kamen Rider Hibiki (em japonês: 仮面ライダー響鬼, Kamen Raidā Hibiki?)
Hibiki Kurenai (em japonês: 響鬼紅, Hibiki Kurenai?)
Hibiki Soukou (em japonês: 響鬼装甲, Hibiki Sōkō?) ou Armed Hibiki (em japonês: アームド響鬼, Āmudo Hibiki?)
Kamen Rider Ibuki (em japonês: 仮面ライダー威吹鬼, Kamen Raidā Ibuki?)
Kamen Rider Todoroki (em japonês: 仮面ライダー轟鬼, Kamen Raidā Todoroki?)
Kamen Rider Zanki (em japonês: 仮面ライダー斬鬼, Kamen Raidā Zanki?)
Outros Kamen Riders também aparecem, porém em pequenas participações ou somente em sua forma humana ou Oni, geralmente em batalha:

Kamen Rider Sabaki (em japonês: 仮面ライダー裁鬼, Kamen Raidā Sabaki?)
Kamen Rider Danki (em japonês: 仮面ライダー弾鬼, Kamen Raidā Danki?)
Kamen Rider Eiki (em japonês: 仮面ライダー鋭鬼, Kamen Raidā Eiki?)
Kamen Rider Shuki (em japonês: 仮面ライダー朱鬼, Kamen Raidā Shuki?)
Kamen Rider Touki (em japonês: 仮面ライダー闘鬼, Kamen Raidā Tōki?)
Kamen Rider Shouki (em japonês: 仮面ライダー勝鬼, Kamen Raidā Shōki?)
Kamen Rider Banki (em japonês: 仮面ライダー蛮鬼, Kamen Raidā Banki?)
Onis
Hibiki (em japonês: ヒビキ (響鬼), Hibiki?): o protagonista da série. Tem 31 anos e seu nome verdadeiro é Hitoshi Hidaka (em japonês: 日高 仁志, Hidaka Hitoshi?), abandonado por ele quando se tornou um Oni. Um dos Onis mais experientes do Japão, possui grande força e poder em batalha. Muito compenetrado, Hibiki segue uma filosofia de evolução contínua, pela qual a partir de intenso treinamento e concentração, é sempre possível tornar-se cada vez mais forte. Nas horas vagas, Hibiki é alegre e bem-humorado, brincando e fazendo piadas com as pessoas a sua volta. Asumu tem enorme admiração por ele. Hibiki utiliza o Garfo de Transformação Onkaku (em japonês: 変身音叉・音角, Henshin Onsa Onkaku?), um diapasão sonoro, para se transformar em Oni, e sua arma são os taikos Ongekibou Rekka (em japonês: 音撃棒・烈火, Ongekibō Rekka?). Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Hibiki não veste nenhuma armadura, na medida em que sua forma Oni é sua verdadeira forma.
Ibuki (em japonês: イブキ (威吹鬼), Ibuki?): segundo Rider a aparecer na série. Tem 20 anos e seu verdadeiro nome é Iori Izumi (em japonês: 和泉 伊織, Izumi Iori?), renegado por ele ao tornar-se Oni. É um Rider confiante e seguro de si, embora essa personalidade mude muito no decorrer da trama. Tem uma queda por Kasumi, que inicialmente não corresponde ao sentimento, mas acaba cedendo às tentativas tímidas de Ibuki. Exímio lutador e hábil com armas de fogo, seu dispositivo de transformação é o Apito de Transformação Onteki (em japonês: 変身鬼笛・音笛, Henshin Onibue Onteki?), um apito cujo som libera sua forma de Rider, e sua arma é o Ongekikan Reppuu (em japonês: 音撃管・烈風, Ongekikan Reppū?), um trompete que emite altíssimas ondas sonoras para destruir os Makamous. Possui uma discípula, Akira Amami (em japonês: 天美 あきら, Amami Akira?), cujo maior desejo é tornar-se uma Oni. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Ibuki não veste nenhuma armadura, eis que sua forma Oni é sua verdadeira forma.
Todoroki (em japonês: トドロキ (轟鬼), Todoroki?): Todoroki é o discípulo de Kamen Rider Zanki. Tem 26 anos e seu verdadeiro nome é Tomizou Todayama (em japonês: 戸田山 登巳蔵, Todayama Tomizō?), o qual abandona ao tornar-se Oni. Tendo se tornado um Oni recentemente sob o aprendizado de Zanki, Todoroki é inseguro e acredita que nunca chegará aos pés de seu mestre; devido ao medo do fracasso, acaba por falhar em batalha. Porém, no decorrer da série, vai adquirindo confiança em si mesmo, com a ajuda de Hibiki e Zanki, até se tornar um poderoso guerreiro capaz de destruir Onis fortes sozinho. É muito desastrado e estabanado, quase sempre se atrapalhando com as situações do dia-a-dia. Tem uma paixão correspondida por Hinaka, mas suas trapalhadas entram no caminho dos dois. Utiliza o Bracelete de Transformação Onjou (em japonês: 変身鬼弦・音錠, Henshin Kigen Onjō?), um bracelete de cordas que emite o som puro transformando-o em Oni, e sua arma é o Ongeki Shin Raigou (em japonês: 音撃震・雷轟, Ongekishin Raigō?), uma guitarra igual a de seu mestre. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Todoroki não veste nenhuma armadura; sua forma Oni é sua verdadeira forma.
Zanki (em japonês: ザンキ (斬鬼), Zanki?): com 32 anos, é o Rider mais velho a aparecer regularmente na série. Seu nome verdadeiro é Zaoumaru Zaitsuhara (em japonês: 財津原 蔵王丸, Zaitsuhara Zaōmaru?), abandonado ao tornar-se um Oni. Zanki é um Oni experiente e vivido (até mesmo Hibiki o vê como superior), o que lhe garante um ar muito sério e até mesmo rude. Porém, o peso da idade cai sobre Zanki, já que ele começa a fraquejar em batalha contra os Makamous, percebendo que não possui o mesmo vigor para lutar do que há anos atrás. Em vista disso, seu discípulo, Todoroki, o auxilia e posteriormente substitui na batalha contra os monstros. Mais tarde, Zanki é avisado pelo seu médico que jamais poderá se tornar Oni novamente, ou sua vida encurtará a cada transformação. Seu dispositivo de transformação é o Bracelete de Transformação Onjou (em japonês: 変身鬼弦・音錠, Henshin Kigen Onjō?), igual ao de seu discípulo, e sua arma é a Ongeki Shingen Retsuzan (em japonês: 音撃真弦・烈斬, Ongekishingen Retsuzan?), uma guitarra que emite altíssimas vibrações de som puro. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Zanki não veste nenhuma armadura; sua forma Oni é sua verdadeira forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário